sábado, 4 de outubro de 2014

Benefícios da Argila para Pele do Rosto, Corpo e Cabelo


Existente há muitos anos, a argila foi uma das primeiras matérias primas a ser explorada para a área de cosméticos. Possui diferentes benefícios já comprovados pela medicina para diferentes áreas do corpo.
A argila é um tipo de rocha formada por partículas minerais muito finas, constituída essencialmente por sílica, alumínio e água. Devido às suas características, é um material com várias propriedades medicinais, sendo muito utilizado em produtos e tratamentos de beleza, bem como terapias termais.
A argila pode ser encontrada em diferentes cores como verde, rosa, preto, branco, cinza.
Cada um dos diferentes tipos de argila possuem diferentes benefícios e substâncias para a beleza e saúde da pele. Entre os benefícios da argila, esta o de prevenir os efeitos de tempo, limpar, tonificar, esfoliar e ainda auxilia na retiradas de manchas superficiais da pele. Além disso, é ótima para acalmar irritações da pele, melhorar a circulação e dar mais vitalidade a pele.

Favorece a reprodução celular, afinando o grão da pele e clareando-a.

Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.

Absorve toxinas e impurezas.

Promove a reconstituição dos tecidos.

Faz desintoxicação capilar, facial e corporal.

Estimula o crescimento dos fios de cabelo, pois atua na circulação.

Elimina a oleosidade da pele e cabelo.

Elimina bactérias e tem efeito calmante.

Suaviza e amacia a pele.




Tipos de Argila

Argila Verde

Este tipo de argila é especialmente indicada para peles mais oleosas, com tendência a ter acne. Tem várias propriedades importantes, sendo muitas vezes utilizada como máscara facial. Assim, a argila verde tem uma ação estimulante, tonificante, antibacteriana, adstringente, calmante e ainda cicatrizante. Esta argila tem também a capacidade de eliminar o excesso de oleosidade da pele, fazendo um peeling natural. Mas as suas vantagens não se ficam por aqui. Ajuda a retardar o envelhecimento da pele, já que vai nutri-la e protege-la das radiações solares.
Argila Branca
A argila branca é mais aconselhada para pessoas com peles secas e sensíveis, já que o seu nível de pH é dos mais próximos aos níveis normais da pele. Tendo em conta que é muito utilizada em peles com pouca hidratação, este tipo de argila tem a capacidade de remover a oleosidade em excesso, mas sem desidratar a pele. Tem ainda um efeito calmante e cicatrizante, perfeito para as peles mais sensíveis.
Argila rosa
Este tipo de argila é uma mistura entre a argila branca e a argila vermlha, mais férrea. Dessa maneira, tem todas as propriedades da argila branca, sendo por isso também adequada a uma pele mais sensível, tendo ainda uma ação calmante, cicatrizante e desinfetante. Como possui uma constituição mineral mais rica, especialmente em ferro, esta argila será a ideal para máscaras, tanto faciais, como corporais, como capilar. Assim, é uma argila que ajuda a eliminar o excesso de oleosidade e as toxinas, sem desidratar a pele, fornecendo ainda os minerais necessários para manter a pele jovem e macia!
Argila cinza
Este tipo de argila é mais indicado para pessoas com peles oleosas e manchadas. A argila cinza tem propriedades antoxidantes, ajudando a retardar o envelhecimento da pele. Além disso, devido à sua constituição, onde se inclui o titânio, é um ótimo esfoliante e ajuda a combater as espinhas e os cravos. Por fim, este tipo de argila promove ainda o clarear de manchas, a absorção a radiação solar, sendo ainda regulador da produção de oleosidade da pele.
Argila preta
Esta argila é das mais raras, mas também, das mais benéficas para a saúde da pele. A argila preta é essencialmente encontrada em zonas vulcânicas. É especialmente indicada para a desintoxicação de peles oleosas. Tem propriedades antiartróscias, absorventes, calmantes, anti-inflamatórias. Devido à sua constituição, é ainda utilizado também em tratamento de várias doenças. Tem ainda um poderoso efeito rejuvenescedor!
Como aplicar a argila
Antes de aplicar a argila, deve ter em atenção que a pele deve estar totalmente limpa.
1º Retire uma colher de sopa da argila em pó;
2º Adicione água , mexendo até obter uma mistura consistente e pastosa.
3º Se utilizar a mistura como máscara facial, aplique em todo o rosto, à exceção da zona dos lábios e olhos. Certas argilas irão dar a sensação de que a pele está a esticar. Não se preocupe, isso é normal, e é sinal de que está a fazer o efeito pretendido.
4º Logo que seque, retire a argila, lavando a cara. É normal que a pele esteja vermelha, já que a argila estimula a circulação sanguínea superficial.
5º Não deverá usar cremes ou maquiagem nas duas horas seguintes.
Hoje em dia você pode encontrar argila em pó, ou em produtos de cosmética. Qualquer loja de produtos naturais, farmácias ou supermercados têm disponíveis argila apropriada para os seus tratamentos.



1 comentário: